Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 1.8/5 (624 votos)



ONLINE
1





 

 

 

_____________________

 


contador de visitas para blog

 


Artigo Enfermagem Geral - Excelente opção na Saúde

Artigo Enfermagem Geral - Excelente opção na Saúde

Enfermagem e Saúde - Opção certa para o profissional da área fazer suas especializações e com isso adquirir mais habilidades no trabalho

 

 Create your own banner at mybannermaker.com!

Enfermagem e Saúde. Existem alguns serviços pelos quais as pessoas não se importam de pagar um custo maior, desde que a qualidade seja garantida e os de saúde são os que melhor representam isso. É muito difícil encontrar alguém que aceite o atendimento de qualquer médico, dentista ou enfermeiro, por exemplo, sem conhecer o trabalho desse profissional. Em se tratando de saúde e, muitas vezes, do tratamento de uma doença, sempre há um risco envolvido. É por isso que esse tipo de profissional precisa investir em capacitação ainda mais do que os outros, para conseguir se consolidar no mercado de trabalho.

 Lindas Frases de Amor



Vamos falar um pouco agora especificamente sobre a enfermagem enquanto carreira. Por definição, trata-se da ciência voltada à assistência ou cuidados com o ser humano, seja individualmente, dentro da família, na comunidade ou em qualquer outro contexto, priorizando sempre a sua integridade física. O enfermeiro pode trabalhar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde e até com outros enfermeiros, desenvolvendo com os pacientes atividades que promovam a sua reabilitação, proteção e recuperação da saúde, ou ainda, que visem à prevenção de doenças.

Para tanto, aqui no Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior. Durante o curso, com duração de três a quatro anos, dependendo da instituição de ensino, se dedica a matérias na área de ciências biológicas, anatomia humana, fundamentos da sociologia e a psicologia e até de administração. Além disso, o enfermeiro também passa por uma formação ética e assume um compromisso com a vida, tão sério quanto o próprio médico.

Os enfermeiros são profissionais indispensáveis em hospitais, clínicas e, em alguns casos, também prestando atendimentos domiciliares. É muito comum quando uma pessoa passa por uma cirurgia, por exemplo, contratar um profissional de enfermagem para assisti-la em casa, ministrando a medicação, fazendo curativos, ajudando na alimentação e em outras atividades cotidianas, nas quais o recém-operado acaba tendo limitações. Outro caso comum são as famílias que procuram um enfermeiro para cuidar de pessoas idosas, principalmente quando elas estão debilitadas.

Outro detalhe interessante de ser mencionado sobre isso é que, na área da saúde, os enfermeiros são os profissionais que estão em falta aqui no Brasil. Estima-se que eles respondam por cerca de 60% do conjunto de todos os trabalhadores desse segmento, o que representa 0,9 enfermeiro para cada mil habitantes. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que um país tenha pelo menos um enfermeiro para cada 500 habitantes. E aqui no Brasil, mais de 80% trabalha no setor privado.

Juntando os fatos, levando em consideração que o enfermeiro é esse profissional tão importante no cuidado da saúde e que o país ainda não tem um número suficiente, podemos concluir que há espaço no mercado de trabalho. Enquanto outras áreas estão saturadas, o que representa uma dificuldade para conseguir um emprego, essa é uma que oferece uma colocação mais rápida.

 

Curso rápido pela internet

aprender fazer online

Informações sobre cursos.

Artigos sobre Saúde

Opção de cursos grátis

Cursos profissionalizantes livres

Curso livre profissionalizante a distância

Fazer curso profissionalizante online

 

 

 

 

Conheça abaixo os diversos seguimentos em que você pode atuar na área de Enfermagem



Dentro da enfermagem, existem vários setores possíveis de atuação. Veja alguns deles com uma breve descrição:

•    Enfermagem geral: é o profissional que presta atendimentos de todos os tipos ou que comanda equipes de
enfermeiros.

•    Enfermagem geriátrica: voltada especificamente para o atendimento de idosos, estejam esses doentes ou não. Esse tipo de enfermeiro tem espaço de trabalho em asilos, casas de repouso, hospitais, clínicas e domicílios também.

•    Instrumentador cirúrgico: responsabiliza-se por todos os instrumentos e equipamentos que são usados em uma cirurgia.

•    Enfermagem pediátrica: acompanha o desenvolvimento saudável das crianças, incentiva as mães ao aleitamento e ensina os pais como devem proceder com diversos cuidados relacionados à proteção e saúde da criança.

•    Neonatologia: acompanha o desenvolvimento do feto e também do recém-nascido, especialmente até o seu 28º dia de vida.

•    Enfermagem obstétrica: atende as mães durante a gestação, no parto e também na lactação, acompanha todo o pré-natal e ajuda o médico. Dentro desse ramo, é possível trabalhar na área de orientações de planejamento familiar.

•    Enfermagem do trabalho: como o próprio nome diz, esse enfermeiro atua dentro de empresas, inclusive organizando programas de prevenção a doenças. Também pode prestar os primeiros atendimentos nos casos de acidentes de trabalho.

•    Enfermagem de resgate: nesse caso, o profissional integra equipes de salvamento, que atendem situações de acidentes ou de tragédias e calamidades.

•    Enfermagem psiquiátrica: especializada em ajudar no atendimento de pacientes com os mais variados distúrbios psiquiátricos e psicológicos.

•    Pesquisa clínica: também existem enfermeiros em equipes de pesquisa que estudam o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para as doenças.

Além de todos esses segmentos citados existem outras possibilidades, como a atuação na área de traumas, hemoterapia, imunização, enfermagem em centros cirúrgicos e outras.

 

 

Para a sua atualização na área da Saúde e principalmente em Enfermagem, existem excelentes cursos a distância



Como você pode ver, a enfermagem é uma área que tem mais um ponto positivo: é versátil, permite uma especialização em diversos setores. Portanto, se você se identifica mais com o trabalho com pacientes idosos, por exemplo, poderá atuar nessa área.

No entanto, sabemos que apenas uma faculdade pode até formar um enfermeiro, mas isso não é suficiente para ser realmente um profissional de destaque. O ramo da saúde está em constante de mudança, porque existem muitos estudiosos que se dedicam a ele e estão sempre descobrindo novas alternativas de medicamentos, terapias, prevenções, vacinas e muito mais.

É por isso que o profissional de enfermagem deve estar sempre buscando a atualização e a especialização, para poder prestar um atendimento de qualidade aos seus pacientes. Sabe-se que muitas vezes é difícil dar continuidade aos estudos depois de estar trabalhando, mas para isso os cursos online podem ser uma boa alternativa.

Nos dias de hoje, os cursos pela internet, quando são oferecidos por entidades confiáveis, têm o mesmo peso dos presenciais, portanto, representam um excelente investimento em capacitação. A melhor forma de melhorar a colocação no mercado de trabalho e até de conseguir salários maiores é se destacando pelo aprendizado.

O grande conselho para quem opta pela enfermagem é: nunca se acomode, achando que já sabe o suficiente. Não hesite em fazer cursos à distância, aproveitando a oportunidade de se especializar sem precisar sair de casa e conseguindo encaixar isso nos seus horários. O estudo é o melhor caminho para ser um profissional diferenciado!