Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 1.8/5 (624 votos)



ONLINE
1





 

 

 

_____________________

 


contador de visitas para blog

 


Artigo sobre Menopausa e seus Sintomas

Artigo sobre Menopausa e seus Sintomas

Menopausa e seus Sintomas - Primeira característica sentida pela mulher na menopausa

 

Create your own banner at mybannermaker.com!

Sintomas da Menopausa - O período de transição em que a figura feminina deixa a fase de reprodução para entrar na pós-menopausa é chamado de climatério. Sendo assim, é durante essa etapa que ocorre a última menstruação, que conhecemos como menopausa.

 

 Lindas Frases de Amor



Assim, a menopausa não é conhecida como o período em si que a mulher deixa de menstruar, mas sim o nome dado à sua última menstruação. Esse episódio costuma acontecer na vida da mulher antes mesmo da terceira idade, entre os 45 e 55 anos de idade. Porém, pode ser que a menopausa ocorra um pouco antes, com cerca de 40 anos. Quando isso acontece, chamamos esse período de menopausa precoce ou prematura.

A principal e geralmente a primeira característica a ser sentida pela mulher na menopausa é a parada completa dos períodos de menstruação.

Mesmo assim, em algumas mulheres, a menopausa começa a se anunciar em irregularidades nos ciclos menstruais, com hemorragias ou quantidades mais escassas de sangue que são liberadas. No início desse período de climatério, pode ser que a mulher venha a passar por uma fase totalmente desregulada da menstruação, em que ela vem em alguns meses e em outros não, por exemplo.

Sendo assim, os ciclos menstruais começam a ficar irregulares, o que acontece exatamente por conta da diminuição das funções dos ovários. Com o passar dos anos, a menstruação cessará por completo, quando a menopausa é caracterizada.

Assim, o climatério dura por muitos anos e pode iniciar por volta dos 40 anos de idade, se estendendo até os 65. A menopausa, por sua vez, geralmente ocorre aos 50 anos.

 

Curso rápido pela internet

aprender fazer online

Informações sobre cursos.

Artigos sobre Saúde

Opção de cursos grátis

Cursos profissionalizantes livres

Curso livre profissionalizante a distância

Fazer curso profissionalizante online

 

 




Os sintomas da menopausa



Durante essa fase muitas são as mulheres que sentem fortes ondas de calor, que consequentemente, podem estar acompanhadas também do suor, palpitações ou tonturas. Essas ondas podem se iniciar de uma hora para outra, e logo após, é também característico da menopausa um suor frio.

Além disso, os suores noturnos também são bem comuns durante essa fase, motivo pelo qual a mulher pode sentir dificuldades para pegar no sono. O período também causa irritabilidade e em casos mais graves pode até mesmo chegar à depressão.

A mulher pode também apresentar nesse período alterações nos seus órgãos sexuais, especialmente na vagina, que passa por um momento de secura de mucosa vaginal.

O período da menopausa pode também prejudicar a vida sexual da mulher, que passa por uma certa diminuição da libido. Isso é causado principalmente por conta dos distúrbios na menstruação e certo desconforto que pode ser sentido durante a prática de relações sexuais.

O tamanho dos peitos e a perda de firmeza em alguns músculos é também comum, motivo pelo qual a realização de atividades físicas é bem indicada durante essa fase. Na região do pescoço e do rosto feminino ocorre também uma certa elasticidade na pele, já que a circulação sanguínea começa a trabalhar de forma mais lenta, principalmente pelo fato de que há um certo acúmulo de gordura no sangue durante a menopausa.

 

 

A ovulação



Todos os óvulos que são produzidos pelos órgãos femininos são originados a partir de células germinativas, chamadas também de folículos. Eles marcam presença nos ovários e já estão lá desde o nascimento da mulher. Há uma determinada reserva de folículos que são utilizados logo na primeira menstruação e seguem até a última, ou seja, no momento da menopausa.

Sendo assim, quando as últimas células germinativas morrem, não há mais o que ser feito: a mulher não pode simplesmente produzir novos para que possa repor os já perdidos. Dessa forma, quando todos eles já se foram, os ovários femininos determinam o “fim de suas atividades”. Isso faz também com que a concentração de hormônios como a progesterona e o estrogênio caia de forma bem expressiva.

 

O diagnóstico



O diagnóstico de menopausa pode ser feito assim que a mulher passa pelo menos um ano completo sem menstruar. Por outro lado, há também o diagnóstico do período de climatério, que leva em consideração os exames clínicos, sintomas já sentidos e outros exames de sangue da mulher. Vale ainda lembrar que em determinado casos a fase do climatério e da menopausa podem ocorrer de maneira assintomática.